Embora não tenha conhecimento de todos os argumentos contra (e nem dos a favor), um único fato já é suficiente pra me fazer decidir pelo SIM às cotas: a imensa maioria branca no ensino superior. Dê uma passeada pelos campi e observe isso.
Os grupos contra as cotas argumentam que as cotas é que são racistas, por que pressupõem que os negros têm menos capacidade que os brancos para passar no Vestibular. Eles - os que não querem as cotas - acham que não, que todo mundo tem igual capacidade intelectual. Buenas... até aí, todo mundo concorda. O sofisma está em usar isso como único fator determinante na questão da igualdade de condições. Os negros, desde sempre, tiveram menos acesso à educação e ao trabalho. De que cor são os garis e lixeiros que você conhece? De que cor, predominantemente, são os presidiários que você vê na TV? De que cor são, em sua maioria, os moradores das favelas?
Será que os negros são mais mau-caráter que os brancos? Será que a preguiça deles é maior e por isso eles não conseguem bons empregos? Será que eles são mais burros e por isso não chegam à universidade? Ôpa... mas o pessoal do Contra disse que não, que eles não são mais burros. Então?
Quem ignora que o Brasil tem uma dívida histórica com os negros, esses sim, parecem ter menos "condições intelectuais". Ou é isso, ou é o racismo criminoso, aquele bem arraigado que algumas pessoas cultivam lá no conforto da sua vidinha nada ética.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment